sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Blue or red? Or purple? Or...

Como diria a velha e famosa "Lady Murphy": "nada é tão bom que não pode piorar". Bem, dela, eu tirei a minha "nada é tão ruim que não possa ter seu lado bom". Muitas das coisas que escolhemos pra nossa vida começam a ser feitas ou construidas com planos, e essas que planejamos, começamos sempre com vontade. Ou seja, no começo, tudo é muito bom. Visto de longe, as coisas sempre parecem menores, o que nos levam a achar que os problemas também são menores. Porém não levamos em consideração que estamos vendo de longe. De fora, tudo parece solucionável, fácil, chegamos até nos questionar coisas como "Como ele não consegue fazer isso?". E uma das minhas filosofias de vida é "Não julgue até trocar de lugar". Qualquer um pode resolver um problema quando não faz parte dele e, consequentemente, não o leva para o travesseiro antes de dormir, não passa noites em claro pensando em como resolvê-los, não sente aquele nó na boca do estômago ao pensar no tal problema durante o seu almoço, janta, café da manhã; isso, é claro, quando se atreve a comer, ou quando se tem fome pra mim. Quem vê de fora tem uma visão ampla e tempo suficiente para analisar os prós e contras; não precisa perder noites de sono por isso e nem se preocupar em como vai resolver. É apenas um problema de outra pessoa. Essa é a tênue diferença entre quem passa por um problema e quem o vê de fora.
Tudo parece simples, bonito, lidável (não sei se isso existe, derivado de lidar, é) quando olhamos à distância. O sol é do tamanho de uma bolinha de gude para nós e é agradável ter um dia ensolarado. Mas vá viver em Marte, onde o sol é um tantinho maior do que uma bolinha de gude, e me diga se é tão agradável assim ter um dia de sol. É, uma metáfora barata.
Baseado na minha experiência errante de vida, tenho pra mim que, em determinado momento, todo mundo vai querer voltar a olhar de longe, ser ignorante em relação a algo, não ter conhecimento do que certas coisas realmente significam, pois ninguém gosta, realmente, daquilo que dá real trabalho. É mais cômodo viver na fantasia de que tudo é tão simples quanto imaginamos. Bom, caro leitor, enrolei todo esse tempo para dizer: faculdade, terminantemente, não é aquilo que parece. O fato de ser a melhor época da sua vida, não faz dela algo simples. Muito pelo contrário, eu diria. Durante todo o ensino médio, você se perguntou "Pra quê eu vou usar isso na vida?", eu gostaria de saber, assim como gostaria que aquele fosse o único conteúdo em relação ao qual eu teria de fazer essa pergunta a mim mesma ou a algum colega de sala ao meu lado. Durante a faculdade, achamos a resposta para a primeira pergunta, mas como diria o comercial da Futura "Como você pode ver, o mundo não é movido de respostas", e quando se acha a resposta de uma pergunta, por trás delas vêm outras como "Porque essa escolha?", "Quando foi que decidi isso?", "Porque estou fazendo isso?", "O que eu estou fazendo aqui?", "Porque não estou viajando o mundo?", "Pra quê estudar?" (Ok, essa nos perguntamos a vida toda), ou se pergunta o porque de não estar fazendo outro curso, dentre tantas outras. Hoje, o que eu sei, é que faculdade não é o que parece. Não é tão simples quanto alguns fazem questão de mostrar, e nem tão complexo quanto outros pintam. Não é só festa como a maioria teima e tampouco você vai fazer tudo aquilo que nunca fez antes de entrar pra uma universidade. Algumas coisas mudam, algumas atitudes. As tribos são completamente diferentes daquelas que estamos acostumadas no colegial, algumas pessoas ainda serão muito mais cruéis ao te julgar por aquilo que aparenta, porém, a maioria, realmente não vai se importar. O primeiro dia parece um campo de batalha, e você espera por ataque de todos os lados, pois está lá no meio, vulnerável. Esquecendo-se de que todos já passaram por aquilo, e além de você, outras muitas pessoas também estão vulneráveis, ou seja, não está tão só assim.
Depois que o susto maior passa, chegamos a nos enganar, imaginando que não haverá mais pressão em relação a estudos. Afinal tudo o que estudamos na faculdade é relacionado aquilo que escolhemos. Cuidado! Não se deixe enganar por esse pensamento completamente mal formulado. A pressão vai ser maior do que aquela que sofríamos em relação a vestibular. Os dias passam rápidos, já escolhemos o que queremos pra vida toda, agora é hora de arrumar um emprego e, mesmo acabado de pular de seus 18 para os seus 19, já é tarde pra trocar de opinião. Uma vez a pedra lançada, não tem volta. Ainda mais no quesito "não decepcionar pais e afins".
Todas aquelas perguntas que surgem depois de achar a resposta da "Pra quê vou usar isso na vida?", não se tem resposta. Eu ainda não tenho, e nem ao menos sei se terei até o dia em que eu estiver na minha festa de formatura, mas sempre que algo parecer difícil, ou até mesmo impossível. Todas as vezes que eu pensar que o meu limite, com x tendendo ao infinito, é zero (piadinha interna de matemático), vou me lembrar do quão feliz eu fiquei quando, mesmo assustada, coloquei os pés na sala de aula pela primeira vez, e como fico fascinada a cada explicação esdrúxula que temos em sala de aula. Por mais impossível que pareça, eu não sei porque, ou até mesmo pra quê, só sei que eu quero.

5 comentários:

Lila disse...

Camylinda, você também se iludiu com a maravilha da faculdade? Seus professores do colégio também diziam "na faculdade não vai ser essa moleza"? Então, cá estou eu para te dizer que 80% do que você aprender na faculdade, você também não usará para nada. Que 70% das pessoas que você chama de amigos, não serão nem colegas de orkut daqui a 10 anos. Também te digo que tudo que voce vai aprender sobre sua futura profissão estará nos estágio que vai fazer da vida. Pronto, não te iludi.
Parabéns pelo texto, gata, me liga.

Unknown disse...

Me desencantei com a faculdade, vai ver influências de filmes americanos, foi então que resolvi fazer a minha história do meu jeito e hoje a faculdade é muito mais interessante. Em todos os sentidos.

Abraços!

Rafael R F disse...

Gostei do seu texto, mas acho que ele se resume no que a Lila disse[1º coments] e acho que a vida toda é bem assim, vc faz ela toda, pra no fim da vida poder resumir ela em um dia e no fim, morrer! Li todo o seu texto, depois peguei um resumo e agora tiro minhas conclusões. Muitas veze acho melhor fazer apenas certificação do que facul diretamente. Sei lá, é muita coisa que nos dizem, os que falam q é tudo fácil sempre tem grana pra socorrer eles quando tiram poca nota. Valeu por add meu blog a sua rede no Friend Connect.

Unknown disse...

flor, eu sei o que é não decepcionar, por mais que digam que nunca vamos desaponta-los, mas no fundo queremos sempre ser os melhores! conte comigo não só por hora mas pra boa parte de nossas vidas! beijos mini Bi

Lívis disse...

vou seguir seu blog, ta lindo!
Beijos